Homem Não Consegue Dormir

Sonhar Com a Ex-Namorada Significa Alguma Coisa?

Se você vai dormir e se lembra, já no dia seguinte, de sonhar com a ex-namorada ou acorda no meio da noite assustado, você sabe o que isso pode significar? Você não precisa se desesperar, mas saiba que todo sonho tem um significado.

Primeiramente, entenda que muitos defendem que os sonhos são viagens astrais que o espírito faz enquanto você dorme. Apenas o corpo físico descansa, mas sua mente está trabalhando e seu espírito realiza viagens. Mesmo que isso não seja um fato, nossos pensamentos inconscientes afloram no sonho.

Freud e Carl Jung revolucionaram a sua época com os conceitos que descobriram sobre os sonhos e que até hoje são utilizados como base de estudos. Os sonhos carregam significados profundos e pessoais e têm relação direta com o que você quer e às vezes nem você sabe, apenas seu subconsciente se manifesta através dos sonhos.

Durante os sonhos é muito comum as pessoas sonharem com aquilo que é proibido, como fumar por exemplo, no caso de pessoas que estão tentando largar o vício. O sonho pode causar a incorporação, que seria sonhar que está fazendo alguma coisa e realmente fazê-la ao acordar ou até mesmo durante o sono, em um estágio de sonambulismo.

Sabe-se que o sonho é importante para o bem estar, por isso, nunca se deve interromper um sonho, pois isso leva à irritabilidade e psicose. Cerca de 90% das pessoas se esquecem de seus sonhos e há fatos que comprovam que as pessoas sonham todos os dias, sem exceção, por mais que não se recordem.

Pós-término

Se você terminou um relacionamento recentemente, é muito comum sonhar com a ex-namorada, pois é algo que mexeu com seus sentimentos, abalou seu equilíbrio emocional, então você pode tentar transmitir essa transição e a dor através dos sonhos. Isso também pode ocorrer se você tiver conhecido uma nova pessoa, assim você pode estar avaliando os prós e contras de iniciar um relacionamento com base nas experiências que teve com sua ex-namorada.

Essas causas de sonhos geralmente ocorrem quando o sonho é mais claro, concreto. Agora, quando o sonho é ilegível, incompreensível, ele pode ter um outro significado mais simbólico.

Insistência do sonho

Se, após passar um período do relacionamento, como meses ou até anos e você ainda sonhar com a ex-namorada sem entender, é provável que a explicação seja outra. Talvez seja o seu subconsciente dizendo que você não a esqueceu completamente e que ainda nutre algum tipo de sentimento forte por ela.

Nesses casos, você já parou para pensar se ela não é o amor da sua vida? É bem possível que os sonhos que você tenha sejam recíprocos, ou seja, que a ex também tenha tido sonhos aleatórios com você. Se o sentimento for mútuo e forte, isso pode transcender para a esfera espiritual sem barreiras.

Sonhar com frequência também pode significar que vocês deixaram alguma coisa mal resolvida no passado. Nada pior do que viver com uma sensação ruim ou pesada de alguma situação que ficou pendente ou que terminou mal. Quem prefere viver de forma mais saudável e leve, sem levar coisas pendentes para a próxima encarnação, é melhor deixar tudo às claras. Se este for o motivo e você não estiver feliz com como as coisas terminaram, conversar com sua ex-namorada para colocar os pingos os “is” pode ser uma ótima solução.

Como evitar esses sonhos?

O sonho lúcido, que é aquele sonho em que você entende, lembra e inclusive interage com ele, é um método difícil de se alcançar. O que você pode fazer para evitar esses sonhos é resolver as situações pendentes do passado, talvez o sonho esteja te falando que vocês deveriam estabelecer um vínculo, não necessariamente um relacionamento amoroso, mas uma amizade ou uma aproximação.

Se preferir, você pode pedir para seu guia espiritual ou anjo da guarda (dependendo da crença que tiver) interceder e evitar que esses sonhos aconteçam, por causarem dor e sofrimento. Se você, por algum motivo, guardar rancor até hoje da sua ex-namorada por alguma traição ou algum outro motivo de força maior que fizeram vocês se separarem, você pode tentar perdoá-la. O perdão é sempre o melhor remédio para curar as feridas abertas e afastar os sonhos ruins e incômodos.

Quem sonha mais?

Não existe uma determinação de quem sonha mais com ex, se são os homens ou as mulheres. Isso não tem nada a ver com o gênero, mas sim com o que cada pessoa está passando no seu interior. Nessa fase pós-término, as pessoas estão mais vulneráveis e mais suscetíveis às emoções. Nesse momento, não se sabe como as coisas vão estar, os cursos que vão seguir, o que será da sua vida a partir de agora, portanto é normal sonhar com a ex-namorada. Se você estiver preocupado com esses sonhos por estar se envolvendo com outra pessoa, fique tranquilo, isso pode ser apenas sua mente te ajudando a superar e seguir em frente.

Sentimentos

Geralmente, os homens sonham com ex-namorada e já acham que estão apaixonados ainda, mas isso nem sempre é verdade, uma análise mais profunda precisa ser feita para determinar isso. Para saber se este é o caso, o mais indicado é perceber como você se sentiu durante o sonho, o que estava acontecendo e como terminou. Isso pode esclarecer muitas coisas.

Se você tiver sonhos eróticos com sua ex-namorada, isso pode ser um sinal de que você ainda nutre desejos por ela, mas nem sempre isso tem a ver com algum sentimento dormente, apenas você gosta de lembrar dos momentos que tiveram juntos e o fato dela agora ser uma mulher “proibida e inacessível” torna tudo mais misterioso, impossível e excitante.

Agora, se você estiver sonhando acordado com a ex-namorada, aí o negócio fica mais complicado, pois não conseguir tirar ela da sua cabeça quando está acordado e lúcido pode realmente significar um sentimento existente e insistente.

Se os sonhos começarem a interferir demais no seu novo relacionamento ou te incomodarem bastante, atrapalhando seus afazeres do dia a dia, é melhor procurar por um psicólogo que possa esclarecer melhor suas dúvidas. Não deixe passar oportunidades ou esclarecer questões passadas, isso pode ser o melhor caminho para olhar para frente com mais otimismo e ser um homem mais feliz.

O que você acha que sonhar com a ex-namorada tem significado para você? Isso tem ocorrido com frequência? Como são os sonhos, e como foi seu término? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (16 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

62 comentários

  1. Bom mesmo sendo bem explicativa essa matéria eu ainda estou meio confuso
    O meu relacionamento acabou a 2 anos de um jeito bobo…orgulho de ambas as partes, ela não quis mais nada comigo e pouco tempo depois ela queria voltar e eu que não queria nada com ela…foi um término tranquilo … Desejamos sorte para o outro e seguimos em frente…logo em seguida engatei um relacionamento com outra garota mas foi aí que começou…sonhei 2 semanas seguidas com a minha ex e não aguentei, terminei com a garota e fui atrás da ex mas era tarde, já estava saindo com alguém, conversamos muito mas ela me tratou muito mal e decidi desistir, pouco tempo depois comecei a namorar outra garota e a cena se repetiu … Os sonhos só pararam quando larguei dela…decidi ficar sozinho e a mais de 1 ano estou… Mas os sonhos estão com a mesma força de quando eu tentava namorar uma garota nova…eu acho que ainda gosto dela, seria tão bom saber que pelo menos sonhar comigo ela sonha, e se sonha e acorda com aquele sorriso bobo me deixaria muito feliz pois haveria uma luz no fim do túnel, mas acredito que o destino há de me surpreender!

  2. Namoramos por 6 anos e terminamos no começo do ano, na verdade ela terminou cmg após descobrir uma traição. Estavamos pra casar, esse meu erro me tirou a chance de realizar meu sonho de ser pai, adialo pelo menos. Tentei várias vezes me reaproximar nos ultimos meses, mostrar meu arrependimento. Enfim ñ foi possível e eu a entendo, só gostaria de seguir em frente, pois sinto que a 9 meses ñ sei oq é ser feliz plenamente. Nunca fui de lembrar dos meus sonhos, mas ultimamente todos sem excessao tem ela presente, e eu só queria seguir em frente, pois parece que tenho uma pedra na minha vida que me impede de voltar a ser feliz e ate mesmo me relacionar pra valer novamente. Sobre os sonhos, normalmente ñ estamos mais juntos, o normal é eu tentando me aproximar e ela reforçando que isso ñ ira acontecer ou apenas por gestos demonstrando que ñ somos mais um casal. São nove meses dormindo ou acordado pensando em alguém que ñ esta mais com vc. Isso ñ é saudável, ja conversei com alguns amigos, mas acho que a solução será procurar um psicologo, pra tentar desatar esses nós na cabeça que a vida me colocou.

  3. Gente, eu sonhei que encontrava minha ex na rua do Rio perto da minha casa.
    Eu cumprimentei ela é começamos a conversar.
    Do nada ela me abraçou e me beijou.
    Eu supus que tínhamos voltado.
    Aí eu sonhei com minha mãe e ela em casa.
    Minha mãe explicando que não queria o retorno do namoro.
    O sonho termina aí.
    Faz três meses que terminamos e eu nunca sonhei com ela.
    Aliás, eu não costumo sonhar com nada, apenas deito , durmo e acordo.
    Hoje tive esse sonho.
    Alguém pode me ajudar?

  4. fabiano pereira dos santos

    Vai fazer tres meses q minha ex-namorada terminou, porem nessa noite sonhei q estavamos em um tipo de balcou de lanchonete, um de frente pro outro e eu a beijei. Ate o momento nao havia tido edtes tipos de sonhos com ela.

  5. Passageiro de algum trem

    Comigo é a mesma coisa a 7 anos…
    Sou casado neste período e tenho uma filha linda, mas durante este tempo sonho com ela pelo menos 1x por mês não que eu queira, mas acontece eu tenho tentado viver sem, mas algo a traz em minha mente…
    E a maioria das vezes é eu pedindo pra volta ou ela me aceitando dizendo que quer voltar comigo, o pior é que acordo chorando de soluça, e tenho muito medo que minha esposa desconfie afinal eu sempre minto.
    Sinto algo ainda por ela e isso cada vez piora mais!
    O pior que ela me odeia pq eu casei, mas só casei pq ela vivia depois da separação me esnobando, tanto que quando me separei 1x ela logo né add no face mas quando

  6. faz 4 anos que minha ex namorada terminou comigo e hj acabei dormindo e acordei agora e tive um sonho com ela , que a gente tinha se encontrado , e ela perguntou da minha vida e eu perguntei da vida dela e ela me deu um beijo e eu abraçei ela , ai eu acordei , e o sonho foi completamente Lucido, alguém poderia me explicar isso

  7. comigo é quase isso, mas faz uns 4 anos que eu saia com essa guria e a gente terminou porque não estava dando certo, foi um assunto bem idiota, mas foi muito doloroso para ambos e então depois comecei a namorar e já faz 2 anos e 5 meses e praticamente quase todos os dias ainda sonho com minha ex e a atual juntas, hoje mesmo sonhei que abraçava a minha ex na mesma casa em que minha atual se encontra. Eu não sei o que isso queri dizer, e estou bem confuso pois sempre sonho praticamente a mesma coisa, as vezes minha atual nem esta no sonho, mas a ex nunca sai.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*