Exercícios Kegel para homens

Os Exercícios Kegel Também São Para os Homens?

Muitos homens vão à academia e exercitam o seu corpo para ficarem em forma. A maioria quer desenvolver os seus músculos e ter um tanquinho no abdômen, mas e os músculos que não são visíveis a olho nu?

Porque, embora não sejam vistos, também é importante que a musculatura do assoalho pélvico dos homens seja forte, e é importante se você está preocupado não só com a sua saúde, mas também com o seu desempenho sexual.

Os homens podem ou devem fortalecer o assoalho pélvico?

Muito se fala sobre o assoalho pélvico das mulheres, porém, pouco é dito sobre os dos homens. É bem provável que você já tenha escutado falar ou lido algo sobre os exercícios Kegel para as mulheres, inclusive sobre as famosas bolas chinesas, porém, isso também vale para você!

Exercícios Kegel são bons para todos os homens?

No geral, os exercícios Kegel que servem para fortalecer o assoalho pélvico são bons para a maioria das pessoas, ou seja, não apenas para as mulheres, mas para os homens também! Mas atenção: há casos muito específicos em que podem ser prejudiciais.

Quais homens podem realizar os exercícios Kegel?

Os exercícios Kegel podem ser feitos por aqueles homens que, embora não apresentem qualquer tipo de problema, querem fortalecer seus músculos para melhorar a área sexual e evitar problemas a longo prazo.

Quais homens devem fazer os exercícios Kegel e por que eles são essenciais?

Há certos casos em que não só os exercícios Kegel devem ser realizados, como eles se tornam algo totalmente necessários, como por exemplo:

  • Se você frequentemente pratica esportes de impacto contínuo contra o chão, como corrida, equitação, atletismo, salto de trampolim, tênis ou basquete. E também alguns tipos de dança, que a longo prazo, enfraquecem o assoalho pélvico.
  • Se você tem incontinência urinária devido esforço, como por exemplo urinar ao espirrar, tossir, rir ou fazer qualquer pequeno esforço ou atividade física. Este é um sinal de que seu assoalho pélvico tem baixo tônus muscular e que você precisa fortalecê-lo.
  • Homens com problemas de ereção ou ejaculação precoce, já que aprender a localizar a musculatura pélvica e fortalecê-la é essencial para a realização da ereção, bem como no controle da ejaculação.
  • Se você é um homem que sofreu uma cirurgia de próstata, também é necessário fortalecer o assoalho pélvico para recuperar, na medida do possível, o tônus muscular e evitar a incontinência urinária urgente (desejo intenso e urgente de urinar com frequência.
  • Finalmente, como indicado por Vanessa Prazos, exercícios de Kegel também são necessários nas patologias do reto ou ânus, nas quais são indicadas, e prolapso (descendência de órgão).

Quais homens não devem praticar os exercícios Kegel?

Vanessa Pazos, fisioterapeuta do assoalho pélvico, diz que a prática desses exercícios “é sempre imprescindível que seja feita sob supervisão profissional, pois cada homem e seus músculos funcionam de maneira diferente”.

Como Pazos ressalta, a princípio, esses exercícios não são indicados para homens com hipertonia muscular, porque neste caso o relaxamento muscular prevaleceria.

Esta hipertonia “sempre é aconselhável que um profissional do assoalho pélvico a diagnostique”, embora existam alguns “indicadores como a constipação, dor quando houver penetração anal e desconforto ao sentar ou realizar atividade física”.

Do mesmo modo, a fisioterapeuta não recomenda os exercícios Kegel nos seguintes casos: “se houver constipação e a musculatura dificultar a saída das fezes devido ao excesso de tonificação ou à falta de sinergia; se houver algum dispositivo colocado dentro da uretra; ou nos casos em que ocorra alguma inflamação pelviperineal”.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você sabia que os homens também devem realizar os exercícios Kegel? Já tinha ouvido falar deles para as mulheres? Pretende aprender? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*