Home » Relacionamento » Problemas e Desafios » É Possível Perdoar uma Traição?
Mulher pedindo desculpas

É Possível Perdoar uma Traição?

Você foi traído por alguém que acreditava ser a sua melhor amiga, a pessoa em quem você mais confiava. Dividiu a sua vida, seus segredos e intimidades com esta pessoa que a enganou da pior maneira, te deixando nervoso, com medo, raiva, triste e sem nenhuma autoconfiança. Sua autoestima está lá embaixo.

É horrível quando isso acontece. O que você acreditava que tinha construído é destruído em questões de segundos, e com certeza a traição é provavelmente umas das piores crises que um relacionamento pode sofrer.

Porém, mesmo passando por um dos piores momentos da vida, você pode estar disposto a tentar novamente. Mas afinal, é possível perdoar uma traição?

Definitivamente a resposta é sim.

O começo do caminho para o perdão pode ser assustador, e realmente trás consigo a ideia de que será impossível. No entanto, é o primeiro passo e o mais importante para reconstruir a confiança que foi quebrada e deixar de lado a dor.

A dor é muito profunda. O sentimento é de que nunca mais poderá confiar novamente na outra pessoa, pois não sabe se ela fará isso outra vez, e ao mesmo tempo, tem certeza de que nunca mais conseguirá passar por algo assim. Porém, se você não perdoar uma traição é impossível reconstruir a relação.

A maioria das pessoas traídas só querem que as coisas voltem a ser como eram, mas voltar como se nada tivesse acontecido é impossível e não resolverá os seus problemas.

Existem vários caminhos que podem ser tomados para conseguir perdoar um traição, e um deles é tentar fazer com que o relacionamento fique ainda melhor do que era antes, pois se aconteceu uma traição, provavelmente foi porque o relacionamento não andava tão bem, mesmo sem você ter percebido.

Se você estivesse ciente de que sua parceira não estava feliz com o relacionamento, poderia ter feito algo para mudar a situação, mas como não desconfiava, não pôde fazer nada. Mas agora você sabe, e estar ciente dos problemas poderá fazer com que o perdão ocorra mais facilmente.

Converse, peça para que ela seja franca e lhe diga o que aconteceu para que tomasse essa atitude, mas ao mesmo tempo não deixe que ela seja a vítima da situação, os dois devem conversar francamente para poderem juntos concertar os erros.

Após conversar com a parceira, é hora de seguir alguns passos que só a pessoa traída pode tomar para perdoar uma traição. É importante saber que ninguém decide perdoar e no exato momento perdoa. Requer tempo e dedicação. Se a intenção for realmente perdoar, o primeiro passo é a aceitação.

1. Aceitação

Aceitar o que aconteceu é o caminho que você tem que tomar para conseguir perdoar, pois sem esse passo crítico e extremamente doloroso, é muito difícil de conseguir o perdão.

Ele irá ajudar a lidar com a raiva, ansiedade, desconfiança e medo para poder reconstruir a confiança. O que significa aceitação?

Significa aceitar o que aconteceu, por mais horrível que pareça. O acontecimento da traição não deve ser usado pelo resto da vida como uma maneira de se fazer de vítima, e muito menos ficar jogando na cara da parceira.

Deve-se superar a negação inicial. Ficar imaginado como tudo pôde acontecer nas suas costas ou coisa assim. Não é possível que ninguém volte ao passado e desfaça o que aconteceu.

Não se pode voltar tudo como era antes, e se a pessoa for honesta consigo mesma, saberá que as coisas não andavam tão bem. Aceitar significa perceber que o perdão não vai acontecer de um dia para o outro, ou em uma semana, até mesmo um mês.

A pessoa tem que parar de se pressionar quanto a isso. Esses sentimentos são horríveis e não irão desaparecer tão rápido assim. O essêncial é conseguir aceitar e não tentar ignorá-los ou superá-los rapidamente, pois desta maneira só irá piorar as coisas.

Ninguém deve se pressionar a perdoar. Quando a pessoa realmente consegue aceitar a situação, está dizendo para si mesmo “Eu não gosto do que aconteceu. Eu não gosto do sentimento que estou sentindo, mas eu estou disposto a superá-lo para que possa seguir em frente e lutar por um relacionamento ainda melhor.”

Assim que conseguir passar desta fase e aceitar, é hora de seguir para o próximo passo para conseguir perdoar uma traição.

2. Entendendo e trabalhando a raiva

O próximo passo também é super importante, já que para alguém realmente perdoar outra pessoa, ela deve entender o porquê do sentimento de raiva, e aprender a trabalhá-lo até que ele desapareça.

Aquelas imagens que parecem não sair da cabeça, como ela com outro, eles trasando, se beijando e coisas deste tipo, devem ser deletadas o quanto antes da sua cabeça. Sempre que elas ameaçarem voltar, você deve ter controle dos seus pensamentos e deletá-los o mais rápido possível.

Os pensamentos negativos devem ser afastados, pois eles só dificultarão o caminho para poder trazer a confiança de volta para o relacionamento.

Quando ainda existe amor no relacionamento é possível sim perdoar uma traição, porém ambos terão que ter paciência.

Você acredita que seria possível perdoar uma traição para você? Está passando ou já passou por uma situação dessa? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...

5 Comentários

  1. Marido da Fran

    Sim é possível perdoar, já fui traído por minha esposa e foi muito doloroso mas resolvi perdoar e hoje temos um casamento muito melhor que antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *