Home » Humor » Disfunção Erétil: Ansiedade É a Culpada em 80% dos Casos
Disfunção erétil

Disfunção Erétil: Ansiedade É a Culpada em 80% dos Casos

Entre os 18 e 35 anos de idade, apenas 2 em cada 10 homens sofrem com problemas de ereção devido a problemas de saúde. “Estou cansando” ou “não sinto desejo neste momento” são frases que, por uma questão de machismo, os homens evitam dizer. Mas é o pênis que é o responsável por dizer “não” quando se trata da falta de ereção.

Esse tipo de situação causa ainda mais pressão nos homens mais jovens. É comum, em algum momento, que algum deles tenham sofrido com a disfunção eréctil como resultado de um destes fatores:

  • Cansaço;
  • Primeiro encontro sexual com essa pessoa;
  • Excesso de álcool;
  • Consumo de algumas substâncias;
  • Falta de atração;
  • Problemas de saúde;
  • Ansiedade excessiva;
  • Alguns transtorno psicólogo.

Embora seja normal que em algum momento o homem não tenha ereção, o problema pode surgir a partir da interpretação distorcida ou errônea que cada sujeito teve da situação. Por exemplo:

  • “Se eu não posso ter uma ereção vou passar vergonha”;
  • “Você vai tirar sarro de mim para os seus amigos”;
  • “Se eu não ‘funcionar’ você vai me deixar.”

Interpretações distorcidas causam o aumento da ansiedade e consequentemente causa a inibição da resposta sexual normal. Isto pode ser visto em um caso de prática clínica:

João de 23 anos de idade, consulta o seu psicólogo muito angustiado porque desde muito tempo sofre com disfunção erétil. O jovem relata que antes de ter um encontro sexual, começa a ter pensamentos negativos a esse respeito, como não conseguir chegar a ter ereção, o que ativa o seu sistema de alarmes – sistema autônomo simpático. Sofre de tensão e ansiedade, que aumentam o seu estado de desespero por não chegar a ter ereção e provoca a disfunção erétil.

A principal causa da disfunção erétil é a ansiedade?  

Diferentes estudos e pesquisas mostram que nos homens mais jovens (entre 18 e 35 anos de idade) a disfunção erétil acontece devido à ansiedade excessiva em 80% dos casos, e apenas cerca de 20% por motivos de saúde. Com o aumento da idade nos homens, a incidência dos fatores físicos crescem.

No que diz respeito aos possíveis tratamentos, estudos mostram que a terapia cognitiva comportamental, combinada com técnicas de terapia sexual, é muito eficaz para abordar essa questão.

Você já teve problemas de disfunção erétil por causa da ansiedade? Alguma das causas listadas acima já te atrapalhou alguma vez? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

2 Comentários

  1. ademir duarte

    tem algum remedio para isso

  2. ademir duarte

    tenho tesao mas goso rapido oke devo fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *