Casal brigado

Como Superar Uma Separação – 7 Dicas

Saber como superar uma separação é um dos desafios mais difíceis na vida de qualquer pessoa. Não faltam motivos para que um casal se separe. Infelizmente, uma separação não é algo planejado e, dependendo das circunstâncias, deixa feridas difíceis de cicatrizar. Feridas essas, no entanto, que podem ser tratadas e, quem sabe, desaparecer se você se preocupar, primeiramente, com você. Pensando nessa dor que parece difícil de cessar, listamos abaixo sete dicas de como superar uma separação que podem te ajudar a passar por esse momento.

1. Compreenda os motivos que te levaram à separação

É importante contar a história da relação para si mesmo e para os amigos. Traçar um histórico do que aconteceu ajuda a compreender as falhas do outro e fazer com que você pense e repense sua vida daqui por diante. Aceitar o término também quer dizer aceitar a rejeição, caso ela tenha ocorrido, e entender que todos podem passar por isso.

2. Deixe de idealizar sua ex

Não, não é fácil esquecer a pessoa amada. É missão bem difícil compreender como superar uma separação, mas é importante trabalhar na “desidealização” da amada. Se ela o fez sofrer, esqueça-a. Ninguém é, nem nunca foi perfeito. Por isso, focar nos defeitos dela, encarar e compreender as partes ruins de sua ex para descobrir como ela realmente é faz parte do processo.

Além disso, certifique-se se que a pessoa não gosta mais de você e tome certeza da provável insegurança que virá com a ausência dela. Não dá para negar a sensação de vazio que fica, mas dá para criar pontes e atravessar sobre esse vazio.

3. Faça uma faxina geral da sua ex

Quando você mora com sua companheira, a casa é arrumada e pronta para o casal. Mas quando um se vai, é preciso reorganizar as coisas da casa para que você não se lembre do outro. É preciso uma reestruturação. Remodelar a arrumação da casa irá ajudar, no futuro, a estimular a pensar em com quem irá sair, aonde vai, e qual o tipo de pessoa você procura. É preciso planejar, ainda que a tristeza bata e a desmotivação tome conta. Um coração rearrumado pode começar a partir de uma casa reorganizada.

4. A depressão é inevitável, mas não pode ser eterna

Todo rompimento traz emoções variadas, e a depressão está no centro de todas elas. Não a negue. Você vai chorar, sofrer, querer ficar em casa, ouvir aquela música deprê. Mas para superar a separação, será preciso entender e identificar a causa dessa depressão. Só assim poderá administrá-la. Aos poucos, ela vai passando, até você nem se dar conta de que, tempos atrás, estava envolta em choros e músicas depressivas.

[sc:artigos_relacionados]

5. Redescoberta e reinvenção

Lembra daquele hobby que você costumava praticar antes de se relacionar? Que tal voltar a fazer? Superar uma separação é se redescobrir. Praticar exercícios, sair com amigos, tomar um chopp, mergulhar a cabeça nos estudos ou no trabalho. Voltar a exercer aquelas tarefas que há muito você deixou de lado por causa dela. Ficar mais com a família, reencontrar aquele amigo que você não vê faz tempo ou planejar uma viagem. Distrair é fundamental para repensar a vida depois de uma tristeza e aprender como superar uma separação. Invista em você: mude o visual, vá a uma academia, compre roupas novas.

6. Pare de falar sobre o que já aconteceu

Acabou, página virada. Depois de compreender o item 1, é hora de começar a passar uma borracha, ou pelo menos esquecer um pouco a ex. É legal desabafar em momentos de raiva. Mas por um tempo. Depois, é preciso parar. Se o tema continuar no seu dia a dia por muito tempo, você nunca vai saber como superar uma separação e esquecer aquela mulher.

7. Separar é superar

Uma dor irá lhe trazer informações e vivências que poderão te ajudar a compreender a causa e o efeito de tudo que aconteceu. É nesse momento que desperta o motor da superação, quando você se avalia como prioridade na sua vida. Não é uma tarefa fácil. Superar uma separação exige disciplina e uma auto-exigência fora do comum. Você terá que seguir padrões que não estava acostumado pelo tempo e intensidade que viveu com sua ex. Mas há uma necessidade extrema de se tornar uma pessoa melhor, de aprender com os erros, de ser uma pessoa diferente. E isso pode ser um catalisador na hora de superar a separação.

Lembre-se sempre: você deve se priorizar. Abra-se para o novo, não seja exigente consigo com relação ao término. Não se culpe pela separação e procure fazer coisas que façam bem à sua auto-estima. Superar a separação é se preparar para um novo ciclo da vida, que certamente será melhor do que o que já ficou pra trás.
[sc:mestre-da-seducao-depois-artigo]

Você está passando por um término de namoro atualmente? O que tem feito para superar essa separação? Quais têm sido os momentos mais difíceis? Comente abaixo.

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (9 votos, média: 4,56 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *