Forte abraço de casal

8 Dicas Para Estabelecer Confiança no Relacionamento

A confiança é fundamental para a qualidade de qualquer relacionamento. Um casal apenas sobrevive e permanece junto por anos se tiver como base a confiança mútua. Uma das principais causas de términos de namoros e casamentos é a falta de confiança no relacionamento do casal. Viver com desconfiança do parceiro é como viver com uma sombra que os acompanha onde estiverem. Muitas mulheres desconfiam do homem apenas por ser homem e terem aquela visão de que homens têm predisposição a serem infiéis mesmo quando apaixonados. O assunto é polêmico e pode gerar um debate infinito, uma vez que existem por aí muitos homens que se dizem fieis e apaixonados e que não cometeriam esses delitos em hipótese alguma.

Porém, homens que nunca deram motivos para falta de confiança no relacionamento não deveriam ser julgados e aqueles que já violaram a confiança de alguma forma devem saber que o caminho de reparo dela pode ser tortuoso e exigir empenho por parte do homem.

Pode-se dizer que a maioria das mulheres são, muitas vezes, desconfiadas por natureza e estão com as antenas ligadas ao menor sinal de desconfiança. Por isso que os homens devem procurar sempre ser sinceros e manter a confiança de sua mulher assegurada. A confiança é como uma planta que após cultivada deve ser regada constantemente para se manter viva. De nada adiantam promessas sem demonstrações concretas de confiança na prática, deve-se aprender a cultivá-la sempre para garantir a saúde do relacionamento. Veja as dicas abaixo para estabelecer a confiança no relacionamento.

1. Evite o controle

Confiança é antônimo de controle. Ao exercer autoridade e ser um cara dominante e controlador, você age como alguém sem confiança em si mesmo e na sua parceira. Exigir atitudes ou ditar regras apenas esclarecem que você está insatisfeito com a sua mulher e com o relacionamento de uma forma geral. Certas coisas que o desagradem podem ser ditas de forma educada e branda para evitar que a mulher se retraia e se afaste. Agir como um ditador não tem nada a ver com confiança.

2. Pratique a honestidade

Ser desonesto é o pior defeito de uma pessoa. Se você procura esconder fatos da sua parceira por medo de se comprometer ou por não querer preocupá-la e magoá-la, isso pode ser um grande erro. Cedo ou tarde ela irá descobrir de alguma forma e, mesmo se não descobrir, ela ficará desconfiada por nunca haver nada a ser dito entre vocês.

Contar alguma ocorrência recente de tentativa de flerte ou outros assuntos gerais sobre sua vida particular no trabalho ou faculdade demonstra que você se preocupa com sua opinião e que a enxerga como uma ouvinte de confiança. Inventar histórias (mentiras), omitir fatos e dizer coisas que não pensa apenas para agradar aos ouvidos dela pode prejudicar o relacionamento de vocês, além de fazer você se sentir mal consigo mesmo. 

3. Seja altruísta

Uma atitude que pode acabar com um relacionamento é o egoísmo. Enxergar pelos dois, visualizar o bem do casal, ir além do próprio umbigo é essencial para estabelecer a confiança no relacionamento. Focar única e exclusivamente nas suas necessidades e sonhos pode passar a mensagem de que quem importa é apenas você e de que você não precisa da sua parceira para construir uma vida e seguir um futuro promissor rumo à felicidade.

Tenha interesse pelos sonhos e objetivos dela e inclua-os na sua rotina e planos futuros. A mulher, ao perceber atitudes egoístas, tende a se afastar e guardar mágoas que podem ser difíceis de reverter.

4. Seja aberto

Além de ser honesto sobre as coisas que ocorrem no seu dia a dia, é importante estar sempre aberto, ou seja, isso quer dizer que não basta você falar as coisas e não estar disposto a ouvir tudo que ela tem a lhe dizer. Se ela quiser lhe contar algum inconveniente que ocorreu no trabalho, um homem que a chamou para sair, alguém que a elogiou no bar, enfim, deixe que ela fale sem se irritar com ela ou ter crises de ciúmes. Essa abertura entre os dois é fundamental e, se ela está te contando, obviamente é porque não passou disso. Não pressione e nem se torne um ser possessivo, proibindo-a de fazer coisas ou sair sozinha. O mesmo serve para a mulher. É preciso ser racional e ter segurança no próprio taco e no relacionamento.

5. Seja comunicativo

A comunicação é a base não só de um relacionamento amoroso, mas de qualquer relação social. A comunicação é parte integrante das relações interpessoais e determina a confiança no relacionamento, assim como a sua sustentação. E por comunicação, refere-se a conversas reflexivas, longas, profundas e não supérfluas sobre o calor.

Conte sobre seus sonhos, projetos de vida, vontades, alegrias e tristezas. Mencionar que ficou chateado com o modo como seu chefe te tratou em uma reunião ou que está triste com o distanciamento de um amigo de longa data parece bobagem, mas para a mulher é muito importante para saber que mais do que esposa/namorada, ela é sua amiga e que você se sente bem em desabafar com ela.

6. Reconheça os erros

A pior coisa no processo de construção da confiança no relacionamento não é errar, e sim não admitir um erro. Para construir uma confiança sólida é preciso assumir o erro quando ocorrer, ou seja, pedir perdão. O pedido de desculpas deve ser sincero e a mulher ao recebê-lo deve aceitar ou ao menos trabalhar a aceitação do perdão ao longo do tempo.

Guardar mágoas passadas e ficar remoendo coisas pequenas destrói qualquer relacionamento aparentemente saudável. O mesmo para homens que foram feridos no passado, ao aceitar a pessoa de volta deve-se começar do zero, esquecendo as dores causadas tempos atrás.

7. Julgue menos

A empatia é fator fundamental para a confiança no relacionamento. O sentimento surge em momentos de dificuldade. É importante se solidarizar com sua parceira e, mesmo que não concorde com as atitudes que ela tomou, não diga “eu avisei”. Apontar o dedo e mostrar um ar superior apenas diminui a confiança entre vocês.

Mostre-se alguém com que ela possa contar, apoie-a em suas decisões e, se discordar, diga, mas em tom amigo, nunca como ameaça ou autoritarismo. Nunca a ridicularize ou ria em algum momento de tropeço e desespero, pois ela pode nunca mais confiar em você.

8. Respeite

Respeite a sua mulher acima de tudo. Demonstre que estar com ela é a coisa mais preciosa para você e que não haveria motivos para se afastar ou esconder coisas delas. Caso existam empecilhos ou situações que estejam incomodando ou até mesmo se estiver interessado por outra mulher, é melhor ser franco para evitar mais dor no futuro. Por mais que isso comprometa e até termine o relacionamento de vocês é sempre melhor ser sincero do que guardar uma verdade ou um erro para si mesmo.

Você acredita que tem confiança no relacionamento com sua mulher? E você, confia nela? Por quê? Comente abaixo suas percepções!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


2 comentários

  1. gerson pindare

    muit bom o trabalho de vcs gostaria de receber tudo sobre união a dois estimulo de dois corpos juntos parabens pelo trabalho de vcs

  2. Meu marido me traiu com a ex mulher dele, descobri facil, facil. E não teve motivo nenhum, estavamos bem em nosso casameno nossso sexo sempre foi muito gostoso, traiu de safadeza mesmo… foi uma escolha dele. qdo descobri ele não acreditou kkkkk ele ficou com tanto medo de eu largar ele, que nunca vi isso na minha vida. Mas a confiança acabou totalmente, até recuperar novamente, ….

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*