Home » Relacionamento » Problemas e Desafios » 10 Sinais Que Você Tem um Casamento em Crise

10 Sinais Que Você Tem um Casamento em Crise

Casal em Discutindo

Um dos maiores erros que casais casados cometem é começar a dar como garantido seu relacionamento. Eles seguem o status quo, seus olhos estão fechados para a mudança do seu casamento até que um dia, ou um ou outro se surpreende com a entrega dos papéis do divórcio. Então, se você não quer ser pego de surpresa, preste atenção à saúde matrimonial e se você vir algum destes indesejados sinais, certifique-se de sentar com sua esposa e resolver as coisas. Aqui vão dez sinais vão te ajudar a fazer um balanço do seu casamento em crise:

  Continua Depois da Publicidade  

Você parece não ter mais o que dizer para sua esposa

Você pode estar vivendo debaixo do mesmo teto que sua esposa e realizando deveres da rotina, mas ainda assim não têm nada a dizer um para o outro. Viver no silêncio é frequentemente um dos primeiros sinais de que nem tudo está bem no relacionamento. Entretanto, não confunda isso com o silêncio amigo que os casais compartilham em um casamento longo e satisfatório. Esse é um caso de duas pessoas que se conhecem tão bem que se sentem confortáveis com o silêncio e não têm a necessidade de conversas casuais. Mas no caso de um casamento em crise, o silêncio forma uma atmosfera árida e sem amor, onde duas pessoas não têm nada para dividir.

Vocês não têm mais interesses em comum

Se lembra no começo do casamento, quando vocês faziam várias coisas juntos? Apesar de ser natural com o passar do tempo que cada um encontre seus próprios nichos de interesse no relacionamento, não é comum que os parceiros se desfaçam de todos os interesses comuns. Se você acha que não mais fazem coisas divertidas ou interessantes juntos, considere isso um aviso sobre a saúde do seu casamento.

Você está sujeito a constantes críticas da sua esposa

Um dos sinais claros de um casamento em crise é quando os parceiros começam a afunilar problemas mais amplos em críticas de tarefas do dia a dia. Se você acha que não consegue fazer nada certo aos olhos da sua parceira, considere o que está por trás do criticismo constante e sem fim. Você se sente intimidado e perpetuamente tenso em relação à atitude negativa implacável? Se sim, então talvez seja hora de falar dos assuntos subjacentes no casamento.

Você é o último a saber

Um casamento em crise é fortemente caracterizado por uma falha de comunicação entre os parceiros continuamente. Nessa situação, sua parceira vai parar de dividir informação com você sobre sua vida profissional e social. Você descobrirá sobre suas conquistas no trabalho ou problemas com membros da família por terceiros, como o colega da sua parceira ou vizinhos dos pais dela.

  Continua Depois da Publicidade  

Sua parceira está amarga em relação ao passado

Um indicador infalível, mas que parece inofensivo, do estado do seu casamento é a reação da sua parceira à pergunta de como você se conheceram. Se sua parceira parece amarga em relação ao passado e faz algum comentário sarcástico como “ele me agarrou” ou “eu cansei de dizer não a ele” diante de convidados, considere isso um dos sinais de que sua esposa está insatisfeita com o casamento. Memórias dos primeiros encontros e reuniões devem ser apreciadas em um casamento feliz e quando isso se torna amargo, é hora de fazer um balanço do que está errado.

Aparências físicas não importam mais

No começo do casamento, casais cuidam muito de como aparecem um para o outro. Com o tempo, o nível de conforto aumenta e parceiros se tornam muito mais relaxados em relação à necessidade de aparentarem “perfeitos” um para o outro. Entretanto, se você notar que sua parceira sofreu um declínio repentino e radical na aparência e higiene, pode ser porque ela não se importa mais se você a acha ou não desejável. Essa completa falta de interesse é um indicador de um casamento em crise e cedo ou tarde ela pode querer sair dele.

Quando distrações são usadas para evitar problemas reais

Seu casamento pode estar em dificuldades se ambos usarem distrações para evitar lidar com problemas do relacionamento. Sinais comuns disso são a televisão sempre ligada ou música tocando constantemente, que são ferramentas convenientes para evitar prestar atenção no outro. Você sempre tem uma coisa a mais para fazer antes de se se aquietar ou é sua esposa que está sempre se escondendo por trás do jornal? Se sim, então é hora dos dois cortarem as distrações e focarem no relacionamento, antes que seja tarde demais.

Vocês ficam brigando pelas mesmas coisas do mesmo jeito

Se as discussões no seu relacionamento parecem ter empacado nas mesmas brigas repetidamente, é evidente que você está em um casamento em crise. A inabilidade de comunicar pensamentos e sentimentos de forma eficaz é frequentemente o passo inicial em direção ao fim de um relacionamento. Tome a ajuda de um terapeuta, se ambos parecem incapazes de resolver os problemas sozinhos.

Falta de confiança

Você certamente tem um casamento em crise se vocês não confiam mais um no outro. A fé mútua é fundamental para qualquer relacionamento significativo, incluindo o casamento. Se você duvida constantemente de onde sua parceira está, ou se sua esposa suspeita que você é infiel, claramente algo está profundamente errado aí.

Não há mais intimidade no seu casamento

A intimidade é o ato que permite um homem e uma mulher se ligarem como casal. Apesar da ausência de sexo no casamento ser considerada uma bandeira vermelha grande, terapeutas falarão que os primeiros sinais de um casamento em crise vêm muito antes. Esteja avisado se você notar que ambos pararam de se deitar no sofá juntos. Isso reflete uma distância física crescente entre os parceiros, que está intrinsicamente relacionada a uma brecha emocional que se alarga.

  Continua Depois da Publicidade  

Todo casamento é único, já que é um novo relacionamento feito pela junção de dois indivíduos únicos. Assim, suas forças e fraquezas, picos e personalidades estão fadados a serem diferentes de qualquer outro. Ainda assim, há sintomas comuns que podem ser avisos e se você encontrá-los no seu casamento, não perca mais tempo e resolva logo todas as questões pertinentes.

Você acha que tem um casamento em crise? Quais são os sinais relacionados acima que você consegue identificar em seu relacionamento? Comente abaixo a sua preocupação!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (52 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  

225 comentários

  1. Meu casamento se enquadra em todos esses casos,Meu marido bebe todo final de semana e não me da atenção quando vou falar ele ainda fica com raiva e não gosta de discutir a relação não aguento mais quero me separa a todo custo,mais ele não aceita.

  2. Olá,estou casada há seis anos,tenho 30 anos e meu marido 25,só agora sinto a diferença da idade eu o amo,mas ele já me traiu,tentei esquecer deixar pra trás mas é impossível,ele se tornou um homem grosso e estúpido,não posso dizer nada que ele me agride com palavras,sinto uma dor enorme,me sinto velha ,feia e mal amada,já quis ir embora mas temos uma filha e ele é louco por ela,tenho muito medo pq ele é francês e a menina também,além do mais ela não tem meu nome na certidão de nascimento,o que fazer???? Sinto-me perdida,e nem tenho ninguém por perto pra me apoiar

    • Nina,complicado sua situação, se mora na França pior ainda,vou te falar a verdade,se valorize, 30 anos é o auge da mulher,se arrume,faça atividade física, e não dê tempo pra ele buscar fora o que tem em casa,vire o jogo a seu favor !

  3. É complicado o meu caso, porque meu marido tem muitas qualidades. Mas o que está me cansando é o que considero como um dos poucos defeitos dele. Ele é um bom homem, bom amigo, um excelente pai (temos um filho de 1 ano e 3 meses), me ajuda (e muito) nos afazeres domésticos, me ama e sente muito tesão por mim. É super caseiro, faz de tudo pra estar em casa junto com a gente. O problema é que ele é crítico demais. Por ser muito inteligente e organizado, parece que acha que os outros devem ser como ele. Se acha o cara, o exemplo, deprecia constantemente as pessoas, sempre se tomando como modelo a ser seguido. Reclama de tudo, do trânsito, do calor, do ar, discute no supermercado, se estressa no trânsito e por aí vai. Isso me sufoca. Ele vive me chamando a atenção, parece que sou filha dele. Sei que tenho os meus defeitos, mas, pra mim, nada justifica a frequência das críticas dele. Já tentei conversar sobre essa forma pesada de ele encarar as falhas do mundo e das pessoas no geral, mas não adianta, ele sempre consegue reverter a situação e fazer parecer que sou eu a errada. Já pensei várias vezes em me separar, mas olho pras qualidade dele (que são muitas) e minha cabeça dá um nó. Não sei o que fazer.

    • Peça ele pra fazer terapia,acredito que tenha sido criado assim, sendo cobrado !
      Vai fazer o mesmo !

    • Caramba, parece o meu… na verdade o meu não é reclamão, mas é insosso, café com leite, sem grandes emoções, não curte, não agita…. É uma pessoa boa, honesta, não sai de casa, não bebe ou fica em bar… Mas é muito sem emoção….

      • Taty
        Já falou pra ele isso ?
        Seja exigente com ele !
        Sente,converse,diga que precisam melhorar o relacionamento, se ele está disposto,se concorda com você, diga o que gosta,como gosta e seja audaciosa também, dá uma sacudida nesse homem,diálogo é essencial para se manter o desejo, tente,se ele gosta de você, pode querer evoluir.
        Boa sorte

  4. Samira Matias

    Estamos juntos há 13 anos, trabalhamos juntos há 8 anos em uma empresa dele, uma rotina estressante que no último ano se agravou e parece que piora a cada dia. Tenho um filho de 14 anos de outro relacionamento (que meu atual companheiro assumiu desde que meu filho tinha apenas1ano e meio) Acredito que nos suportamos devido ao trabalho. Há quatro anos atrás me descobri Diabética e perdi quase 30 quilos, não aceito a doença e tão pouco o corpo que estou agora, magra demais. Estou sofrendo muito. Temos uma vida finamceira razoável, mas na vida conjugal está um horror. Não conversamos, só saímos em eventos familiares, e vivos de aparências. Sexo? as vezes de mês em mês e mesmo assim não quero nem pensar. Sei que eu o amo e ele a mim, não me vejo sem ele. Peço tanto a Deus para eu que volte a sentir o que eu sentia antes pelo meu companheiro. Ele, diante do quadro, parece acomodado. O que fazer?

    • Samira,muitas coisas tem que mudar !
      Recomece do zero,pense como era antes dessa rotina iniciar,proponha algo diferente,a falta de sexo afasta os casais,vão se tornando sócios dentro de um lar !
      Namore mais,beije,peça atenção, carinho, dormir abraçados, o desejo irá voltar,mas você tem que querer e exponha tudo para ele,tem que haver uma mudança dos dois !
      Boa sorte !

  5. Tenho 36 anos, ela 32, temos uma filha de 2 anos, estamos juntos a 15 anos, nos damos muitíssimo bem, não tem briga em casa, conversamos como um casal normal, brincamos com nossa filha, enfim somos uma família normal, mas para por ai, pois quando o assunto é nossa intimidade, nossa vida sexual, ai a coisa muda de figura, porque ela coloca essa parte de nossa vida em último plano, não demonstra mais nenhum desejo por mim, pra se ter ideia, já faz quase 3 meses desde q última relação que tivemos. Não sei mais o que fazer, amo minha esposa, minha família, nem passa pela minha cabeça separação, mas confesso que a situação esta ficando cada vez mais insustentável, a ponto inclusive de eu trair ela com uma colega de trabalho algumas vezes já. Alguém ja passou por isso? o que poderiam me dizer a respeito ?

    • Se quer salvar seu casamento, esquece a colega, faça de tudo pra esposa nunca desconfiar ,invista no seu relacionamento com ela,filhos são ótimos, mas são os melhores anticoncepcionais que existem,pois geram uma rotina desgastante principalmente para a mãe, valorize ela,volte a época do namoro,sem que queira algo em troca,que demore 30 dias,mas que ela perceba uma mudança nas suas atitudes,geralmente as mulheres tem que ser conquistadas e você conhece a sua,pegue todo esse conhecimento e ponha em prática, fale pra ela que quer mudar e com a ajuda dela,peça ela pra expor o que falta,durma no mesmo horário, conversem,se beijem,pequenos detalhes fazem a diferença !
      Boa sorte !!

      • oi amiga to passando por tudo isso no meu casamento
        hoje estamos completano 20 anos de casada mas meu marido parace tao distante
        e isso mim faz sofre

        • lenny ; ja no modo de ter relaçao com ele nau mim oponho em nada faço tudo que ele quer e do jeito que ele gosta pra ver se nau a perdo
          mas to verno que estou perdeno

  6. Olá tenho 46 anos e meu marido 50 e estamos casados a 23 anos. Infelizmente o nosso casamento tem todos os sinais arrojados nesta matéria, somados a traição do meu marido. Não conseguimos conversar, ele não fala, quando tento conversar ele reage mal. Eu ando muito stressada, já tive pressão alta, enfim… O nosso casamento está acabando. Por favor me ajudem. Obrigada

  7. Vim ler a matéria e vejo que meu casamento tbm não é perfeito. Mas fico triste quando vejo que tantos casais em crise acabam traindo o parceiro. Nunca trai e espero não ter sido traida tbm. Pois acho que isso acaba com o casamento de vez.

  8. Confesso que resolvi ler esta matéria para “descobrir” erros que a minha esposa comete, e não os meus… O mais interessante é que, nos comentários postados aqui, a maioria critica a atitude do parceiro(a), e não reconhece as próprias falhas! Isso corrói qualquer relação.
    Percebo que mudar a relação é também mudar a própria atitude, não só com o parceiro, mas com a vida em geral.
    Ás vezes, é preciso readequar as expectativas(cair na real…), e não depositar todas a responsabilidade da sua própria infelicidade justamente na pessoa que você mais ama. Não adianta exigir a felicidade do outro, é preciso se amar e se respeitar primeiro.
    Acho que é preciso SABEDORIA para reconhecer até quando um relacionamento ainda merece seu tempo e dedicação para continuar.

  9. Meu casamento rea feliz, mas eu percebo que não há mais oque fazer para salvalo, tudo porque meu marido andré que trabalhava na sadia de toledo se envolveu com uma tal de glaucia garcia uma daquelas que fazem de tudo para se dar bem na vida.ele era muito bem visto na empresa mais essa mulher acabou com tudo, ela tambem era casada com um cara que até onde eu sei era muito trabalhador e honesto. de um dia pro outro minha vida virou um inferno meu marido começou a chegar tarde em casa atrasasr contas pois gastava tudo com essa vadia que alem dele ainda tinha caso com seu chefe e mais dois superiores até que um dia a casa caiu ela e meu marido foram flagrados transando no interior da empresa ela foi demitida e segundo oque fiquei sabendo pro seu marido não ficar sabendo continuou saindo de casa como se fosse trabalhar mas na verdade virou garota de programa, não consigo entender porque pessoas assim destroem casamento dos outros por nada.

  10. eu minha esposa brigamos muito, percebo que ela esconde muita coisa de mim. não quero que uma relação de 10 anos mesmo que não foi boa se acabe. gostaria que ela tivesse a mesma fé que eu. arrumo casa para ela, faço comida, faço até além dos padrões de homem. a escuto sempre, evito discussões tento ser um bom marido. serio preciso de conselhos urgente.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*