Leite

Ejacular Frequentemente Reduz o Risco de Câncer de Próstata

“Ejacular pelo menos 21 vezes por mês reduz significativamente o risco de o homem desenvolver câncer de próstata”, esta é a contundente conclusão de um estudo financiado por Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos que foi realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, Harvard T.H Chan School of Public Health e Harvard Medical School todas dos Estados Unidos, e que recorreu a revista European Urology (Urologia Europeia).

O estudo foi realizado por uma legião de profissionais da saúde masculina que teve início no ano de 1986 e estudou homens com idades entre 40 e 75 anos, cujos participantes foram acompanhados durante 18 anos. O objetivo da pesquisa foi determinar a frequência da ejaculação em diferentes idades e se estava associada com à probabilidade de contrair câncer de próstata.

Os pesquisadores descobriram que os homens que ejacularam 21 vezes por mês ou mais eram menos propensos a sofrer com câncer de próstata do que aqueles que ejacularam de 4 a 7 vezes por mês. Isso não prova que a ejaculação com maior frequência evita o câncer, mas está associada a uma diminuição do risco.

O câncer de próstata pode ocorrer devido a diversos fatores, como a genética, o estilo de vida e a dieta

Os participantes responderam um questionário com um total de 31.925 perguntas relacionadas com a frequência da ejaculação no ano de 1992. A frequência da ejaculação por mês foi registrada nas seguintes categorias: nenhuma, 1-3, 4-7, 8-12, 13-20, mais de 20 vezes. O acompanhamento foi completado por 96% dos homens que ainda estavam vivos.

Para os homens que desenvolveram câncer de próstata, foram obtidos registros médicos para determinar a idade no momento do diagnóstico, o nível do antígeno específico, o estágio e grau do tumor.

Durante o segmento, foram diagnosticados 3.839 casos de câncer de próstata. Uma das principais observações foi que a frequência de ejaculação por mês diminuiu conforme a idade.

Por exemplo, a média de 13 ou mais ejaculações mensais foi de 57% entre 20 e 29 anos, mas 32% entre 40 e 49 anos de idade.

Em comparação com os homens que ejacularam 4 a 7 vezes por mês e excluindo homens com disfunção erétil, estes foram os dados:

  • Houve um risco 20% menor de câncer de próstata para aqueles que ejacularam 21 vezes ou mais por mês de 20 a 29 anos de idade.
  • Houve um risco 18% menor de câncer de próstata para aqueles que ejacularam 21 vezes ou mais por mês de 40 a 49 anos de idade.
  • Houve uma redução de 26% no risco de câncer de próstata em homens com mais de 50 anos que tinham ejaculado 21 vezes ou mais por mês.
  • Houve um menor risco de câncer de próstata em idade de 40-49 anos para aqueles que ejacularam 13-20 vezes por mês.
  • Houve reduções semelhantes, porém menores, em risco entre todas as idades para os homens que ejaculavam 13 vezes ou mais por mês.
  • Houve uma redução de 25% no risco de desenvolver câncer de próstata de “baixo risco” para homens que ejaculavam mais de 13 vezes por mês em homens de 20 a 29 anos de idade.
  • Houve um risco 28% menor de contrair câncer de próstata considerado de “baixo risco”, para homens de 40 a 49 anos que ejaculavam mais de 13 vezes por mês.
  • Houve um risco 25% menor de desenvolver câncer de próstata de “baixo risco”, para homens de 50 anos que ejaculavam mais de 13 vezes por mês.
  • Havia um risco 27% menor de ter câncer de próstata de “risco intermediário” de 20 a 29 anos para homens que ejacularam mais de 13 vezes por mês.

Sendo assim, o estudo mostrou a associação entre a ejaculação frequente e uma menor probabilidade de contrair câncer de próstata em três grupos de idades diferentes.

Além de ejacular com frequência, outros métodos que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata são: manter um peso saudável e praticar exercício físico regularmente.

Quantas vezes você ejacula, em média, por mês? Acredita que pode aumentar este número, ainda mais agora que conhece o resultado dessa pesquisa? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*