Casal apaixonado

Como Voltar Com a Sua Ex

Às vezes você pode salvar o relacionamento – e às vezes é melhor seguir em frente. Qual será o seu caso?

Ganhar a sua ex de volta especialmente quando você foi infiel não é uma tarefa fácil, como qualquer pessoa que tenha estado em uma situação semelhante pode atestar.

Alguns relacionamentos claramente não irão aguentar o teste do tempo e do peso de uma traição, mas existem outros casos em que isso pode não ser uma regra, e se você acha que esse é o seu caso e realmente quer ganhar ela de volta, vale a pena investir.

Como o terapeuta de relacionamentos Paul Hokemeyer aconselha: “é preciso, em resumo, descobrir como e por que um término aconteceu, e depois decidir para onde ir a partir daí”.

Abaixo estão as etapas que você precisa passar para descobrir se voltar com sua ex vale a pena – e a partir daí, como executar essa tarefa aparentemente assustadora.

Descubra por que o relacionamento terminou

“Você precisa examinar longamente e com muita calma por que o relacionamento terminou”, diz Hokemeyer. “Não estar pronto para estar em um relacionamento é muito diferente de estar em um relacionamento com uma pessoa que não faz bem a você, por exemplo”.

Se um relacionamento acabou por causa de algum abuso da sua parceira, se ela era ciumenta além do aceitável ou vocês tinham muitos problemas mais graves recorrentes, é mais saudável ficar sem isso. Mas se um ou ambos não estavam prontos emocionalmente naquele momento, há potencial para voltar a esse relacionamento quando você ou ela estiverem mais preparados.

Depois do “por que”, você precisa pensar sobre o “que” aconteceu e “como” aconteceu, diz Hokemeyer. Se o que aconteceu foi algo simples de ser resolvido, se não aconteceu uma grande quebra de confiança, se o relacionamento terminou por razões imaturas, então esse término pode ser superado.

O “como” é exatamente como ocorreu o término, o que pode dizer muito sobre o nível de maturidade de ambas as pessoas envolvidas. “Isso ocorreu respeitosamente e vocês terminaram bem, ou acabou com agressividade?”. Hokemeyer diz que você deve se perguntar.

Fazer essas perguntas de por que, o que e como é essencial para saber se um relacionamento que terminou merece uma segunda chance, e você deverá avaliar como sua parceira se comportou e como você se comportou quando tudo aconteceu. Se o término foi realmente por motivos simples, ele pode ser superado. Se motivos mais graves levaram a ele, pode ser bem mais difícil, ou pode ser ainda que não valha a pena.

Decida se isso é realmente o que você quer

Então, você fez as três primeiras perguntas a si mesmo e descobriu que o relacionamento não era tóxico, mas acabou mais devido à imaturidade ou porque um ou ambos não estavam preparados. O que fazer agora? Você é obrigado a dar outra chance a ela, ou ela outra chance a você? Não necessariamente, diz Hokemeyer. Um relacionamento só vale a pena uma segunda vez se a sua intuição disser que é o que é certo.

Se o pensamento de voltar com a sua ex não sai da sua cabeça e você realmente quer isso, ok, vá em frente. Por outro lado, se quando você pensa sobre isso, você não se sente tão bem assim, já é mais do que um sinal para deixar o passado no passado.

É importante fazer checagens frequentes quanto aos seus sentimentos – mesmo durante os relacionamentos – e permanecer fiel ao que sua intuição está dizendo a você. Você deve estar com alguém quando essa pessoa realmente lhe faz bem.

Não fale, faça

Se você descobriu que gostaria de voltar com a sua ex, o próximo passo é fazer por merecer. É fácil fazer promessas, dizer à sua ex todas as coisas que ela quer ouvir, mas a verdade é que isso não vai ser tão fácil assim.

“Relações românticas de valor são experiências sentidas”, diz Hokemeyer. “Elas não são baseadas em declarações ou promessas, mas sim em ações que fazem sua parceira se sentir vista, segura e valorizada.

“Então, em vez de dizer que as coisas serão diferentes, mostre-lhe como elas serão diferentes”, continuou ele. “Qualquer um pode conversar e dizer meia dúzia de bobagens, mas para convencê-la, você precisará de mais do que isso, você precisará de ações”.

Se algumas mudanças – como dar mais valor a ela, manter promessas, ou ouvi-la mais – eram coisas que ela estava procurando, mostre a ela que você está comprometido em fazer essas mudanças mesmo antes do relacionamento. Dê atenção a ela, converse com ela, escute o que ela tem a dizer. No entanto, se ela estiver procurando por uma pessoa completamente diferente, não mude o fundamental que há em você para conquistá-la.

Saiba quando fazer seu movimento

Você deve dar duro na tentativa de convencer a sua ex a dar ao seu relacionamento outra chance. Mas você não pode ficar nessa para sempre, certo? Você deve saber quando começar a fazer seu movimento, você deve se basear em ações, mas se em no máximo 3 meses nada acontecer e ela parecer irredutível, é hora de seguir em frente.

“Nesses 90 dias, você poderá checar a realidade e poderá observar padrões de comportamento”, diz Hokemeyer. “Se ela não está convencida em 90 dias, corte a isca e siga em frente”.

Se ela está jogando, é um sinal de que ela não é madura o suficiente para um relacionamento sério e você deve seguir em frente. “Esse comportamento de tratar um relacionamento – ou mesmo o início de um – como um jogo normalmente mostra que é melhor se afastar”, diz ele. “Além de ser cansativo, esse comportamento é desrespeitoso e evidencia uma característica de caráter narcisista”.

Faça tudo certo para que dure

Então você descobriu por que vocês terminaram, você decidiu que queria ela de volta, você mostrou que mudou com ações e fez seu movimento no momento certo, e aqui está, vocês estão juntos de novo. Parabéns, reativou com sucesso seu relacionamento! Agora é hora de fazer isso durar.

Na experiência de Hokemeyer, casais que voltam a ficar juntos depois de um rompimento real têm uma chance de sucesso de 50%/50%.

“O resultado geralmente depende da maturidade emocional do casal”, diz ele. “Casais ou parceiros que são imaturos ainda estão em jogos e olham relacionamentos como fontes de entretenimento em vez de investimentos que exigem trabalho, negociação e humildade”.

Trabalhar em um bom relacionamento e garantir que ele dará certo leva muito esforço e atenção. Se você acha que ainda falta um pouco de maturidade sua ou dela para fazer realmente dar certo e durar, procure alguns conselhos de casais felizes conhecidos, ou mesmo assista a filmes, romances, comédias românticas e tudo aquilo que você achava que era besteira, mas agora preste atenção ao fato de que esses casais da ficção normalmente fazem de tudo para seguirem felizes, e talvez seja a hora de você fazer isso também. Boa sorte!

Você terminou um relacionamento recentemente e agora pretende voltar para a sua ex? O que fez vocês terminarem? Fez o teste das perguntas acima? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *