Abraço de casal

Como Terminar Um Namoro e Manter a Amizade

Ao terminar um relacionamento é muito comum que cada um siga o seu caminho e assim se perca o contato um com o outro, principalmente se foi um rompimento difícil e doloroso. Quando se trata de uma traição então nem se fala, neste caso, é praticamente impossível voltar à boa relação e manter uma amizade pós-termino.

Porém, em outras situações, quando os motivos diferem disso e são menos dramáticos, é possível sim manter uma amizade com a ex-namorada e isso é inclusive muito saudável para ambos. Exitem certos relacionamentos que simplesmente não dão certo, pois a convivência mostra que as duas pessoas são incompatíveis para levar adiante uma relação amorosa, mas isso não significa que deva interferir na amizade. Duas pessoas podem não combinarem como namorados, mas podem ser grandes amigos. Saiba como terminar um namoro sem abalar a amizade!

Término lento

Um término abrupto, neste caso, não é a melhor forma de manifestar sua insatisfação. É preciso agir com delicadeza, por isso, faça do término um processo. Comece se distanciando da namorada por um mês, mas de maneira sutil, sem hostilidade. A distância pode ser demonstrada sem grosseria e ignorância, basta ficar mais na sua, focado em suas próprias atividades e sem dar tanta atenção e carinho que dava a ela. Mantenha uma distância segura para ela não confundir as coisas. Deixe que ela capte a mensagem por conta própria ou acenda o sinal de alerta de que algo está errado.

Conversa decisiva

Provavelmente ela virá falar com você sobre o seu comportamento e a maneira estranha como tem agido nos últimos dias, meses. Se isso ocorrer, ótimo, aproveite a oportunidade para se comunicar com ela sobre tudo que vem lhe incomodando. Caso contrário, tome a iniciativa você mesmo, mas sempre com cuidado.

Reserve algumas horas para uma conversa descomprometida, sem pressa. Fale de maneira calma e demonstre seu sentimento em relação a isso, mas mantenha-se firme, qualquer vacilo pode fazer com que a situação seja revertida com promessas de melhora. Enquanto ela quiser conversar, esteja disposto e esclareça todas as suas dúvidas. Quando ela quiser encerrar a conversa, aceite sem insistir.

Culpa

Ser agressivo é a pior coisa que você pode fazer se quiser saber como terminar um namoro mantendo a amizade. Não aponte o dedo, não faça acusações e não jogue a culpa nela. Provavelmente, se você está terminando e quer manter a amizade é porque o problema é mais com você do que com a outra pessoa, pois se não você não gostaria de manter contato com ela.

Em um término, na verdade, as duas pessoas têm alguma responsabilidade nisso, por isso nunca responsabilize-a por tudo. Porém, se ela perguntar o que fez de errado, saiba dizer de forma branda algumas insatisfações suas. Dizer que o problema não é com ela é meio clichê e pode ferir mais ainda a outra pessoa, que achará que você está apaixonado por outra mulher, por exemplo.

Seja honesto

A honestidade é sempre a chave de todos os relacionamentos. Não omita ou minta sobre algo que está pensando. O segredo está na forma como as palavras são ditas. Você pode dizer a mesma coisa de diversas formas através do tom de voz, construção da frase e escolha das palavras. Evite qualquer tipo de agressão verbal e mantenha um tom de voz calmo e pausado para não destruir a auto estima da pessoa.

Se ela começar a perder o controle, gritar ou se tornar agressiva, deixe-a extravasar, isso demonstrará o quanto a respeita e provavelmente ao ver sua reação amena, ela baixará a bola rapidamente.

Distanciamento

Após a decisão ter sido tomada, algumas mulheres podem demorar a aceitar isso, pois se sentirão como se tivessem sido traídas ou incrivelmente feridas. Ela poderá te odiar por um tempo e demorar a te perdoar. Respeite esse distanciamento, por mais que tenha saudades da presença e de conversar com ela, evite manter contato nesse momento.

Deixe que ela, junto de seus familiares e amigos, se reestruture novamente, isso pode levar meses ou anos. Conversar com ela logo após o término pode dar a impressão de que você está arrependido e apenas complicar mais ainda as coisas.

Canais de comunicação

Apesar de respeitar essa distância, não suma do mapa. Deixe todos os canais de comunicação com ela abertos, isso quer dizer celular, redes sociais e até mesmo os locais que frequenta. Deixe ela saber onde te encontrar se quiser conversar pessoalmente, como trabalho e faculdade. De forma alguma exclua do seu Facebook, essa atitude é completamente rude e desnecessária se você está buscando como terminar um namoro e manter a amizade.

Se ela demorar a entrar em contato, mande algo você mesmo, mas só após ter passado certo tempo. O primeiro contato pode ser via email ou outros meios virtuais, para não assustá-la ou deixá-la constrangida com uma ligação inesperada.

Dedique-se a si mesmo

Terminar um namoro e sair pegando todas ou já se envolver com outra mulher é o pior erro da vida. Ela nunca te perdoará por isso e nem sentirá confiança para manter qualquer tipo de relação. Fique um tempo sozinho, se dedicando ao seu trabalho, estudos e outras atividades. Obviamente você pode sair com seus amigos, mas evite conquistar ou ficar com outras mulheres, pois ela ficará sabendo de uma forma ou de outra através de amigos em comum ou redes sociais.

Evite os mesmos lugares

Não frequente festas e bares que costumavam ir juntos, onde pode encontrá-la. O ideal é mudar de ambientes para evitar um encontro forçado e constrangedor. Encontros assim só trarão lembranças tristes para os dois e, para ela, vê-lo pode fazer com que desenvolva outros sentimentos indesejáveis como depressão, raiva, etc. A distância e o tempo curam qualquer ferida, umas demoram mais e outras menos, depende da intensidade do relacionamento que tinham.

Amplie o contato

Ao perceber que ela superou o término e voltou a falar com você ou está saindo com outra pessoa, essa é a melhor hora para se aproximar. Convide-a para sair em grupo ou conversem sobre vários assuntos com frequência. Desabafe sobre algum problema, isso irá mostrar confiança da sua parte. Trate-a sempre como amiga, qualquer aproximação ou palavra equivocada pode colocar tudo a perder e abrir feridas. Seja cauteloso sempre.

Com paciência, é possível aprender como terminar um namoro mantendo a amizade. Siga todos os passos e boa sorte!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você está terminando um namoro e procura manter a amizade com a sua ex-namorada? Como pensa em fazer isso? Os passos acima estão sendo seguidos? Comente abaixo!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*