Sogra na discussão

7 Coisas que Você Jamais Deve Dizer à sua Sogra

Certamente você toma bastante cuidado em relação ao que diz e deixa de dizer ao seu sogro, certo? Mas será que você toma o mesmo cuidado quando dirige a palavra à sua sogra? Pois deveria. Ela representa o elo mais forte de sua parceira com a família, uma figura na qual ela deve ter se inspirado muito.

Um bom relacionamento com a sogra salva muitos casamentos, por isso evite as frases a seguir para não fazer feio.

1. “Que delícia esse risoto, minha mãe sempre coloca uva passa”

Nem toda a intimidade do mundo permite que você faça comparações entre a sua sogra e a sua mãe. Isso é pedir para ter problemas. Ao menos que sua sogra pergunte diretamente como você prefere o prato, guarde as sugestões para si mesmo e mate a saudade da comida da mamãe na própria casa. Seu relacionamento agradece.

2. “Espero que nossos filhos não herdem problemas de visão…”

Problemas de visão e de saúde em geral não devem ser mencionados dessa forma. Óbvio que sua sogra deseja que os filhos de vocês sejam muito saudáveis, mas não seja indelicado de falar que algum dos traços dela serão prejudiciais aos herdeiros. É uma questão de educação. Ao invés disso, diga que você deseja que eles tenham a mesma delicadeza, inteligência ou bom humor.

3. “Você acredita que sua filha não quer me deixar comprar outra TV?”

Ora, os problemas que você tem com a sua esposa devem ser resolvidos exclusivamente dentro de casa. Como o ditado popular já diz, nada de colocar a mãe no meio. Você pode acirrar uma certa rivalidade natural entre mães e filhas e isso só vai sobrar pra você no fim das contas. Além disso, sua mulher se sentirá autorizada a pedir sugestões para a mãe quando precisar resolver alguma questão de vocês, o que é péssimo.

4. “Sua filha não pode agir assim quando bebe”

Ao dizer uma coisa dessas, você basicamente insinua que sua sogra não criou direito a própria filha. E outro detalhe: sua esposa já é adulta, independente e responsável pelas decisões que toma. Se você não aprova as atitudes dela quando está bêbada, resolva isso em casa de forma civilizada. Certamente vocês vão encontrar um meio termo.

5. “Nossos filhos adoram ficar na casa da minha mãe”

Novamente, você precisa se perguntar: quer que as famílias de vocês se dêem bem ou passem a vida numa eterna competição? Os netos preferem alguns detalhes na convivência com os avós maternos e outros nos avós paternos. Há espaço para todos na criação e no amor dado aos pequenos.

6. “Sua filha é uma péssima dona de casa”

Se você não está satisfeito com os cuidados da casa, que tal contratar uma empregada? Se vocês não têm dinheiro pra isso, dividam as tarefas e organizem-se. Sua sogra não tem nada a ver com o que acontece na casa de vocês, se o fogão está limpo ou não. Além disso, essa frase novamente desqualifica a criação que ela deu à filha.

7. “Desculpe pelo atraso, ela me manteve acordado à noite toda”

Ora, os pais podem ser muito abertos e esclarecidos, mas realmente não há necessidade de trazer detalhes da sua vida sexual para a mesa do almoço em família. E deixe de fora da conversa qualquer tema sobre suas relações anteriores. Isso só vai denegrir sua imagem entre a família da sua esposa e pode trazer problemas no futuro.

Você já pagou algum mico falando algo que não deveria à sua sogra? Como ficou essa situação? O que você tinha dito? Comente abaixo.

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*