Casal discutindo

5 Frases Que Podem Destruir um Relacionamento

Qualquer relacionamento pode se beneficiar da proximidade. A proximidade é criada entre duas pessoas através do conhecimento sobre o outro e ao cuidar um do outro abertamente. Estas são ações simples que você pode começar a fazer a qualquer momento, com qualquer um que você escolher. Proximidade é o antídoto para a solidão e só depende de você!

Certas frases quando ditas podem fazer com que um relacionamento fique carregado, por isso às vezes é melhor evitá-las pelo bem do relacionamento, veja quais são elas:

1. “Por quê?”

A primeira frase a se evitar é apenas uma única expressão (de duas palavrinhas). “Por quê” não é a melhor maneira de fazer uma pergunta a alguém que você quer estar perto, porque ele pode não intencionalmente ficar na defensiva. “Por que” é a linguagem de acusação (“Por que você fez isso?” “Por que você se sente assim?”). Apesar de suas intenções inocentes, essa palavra pode ter um tom de cobrança, por isso cuidado com a forma como você pergunta.

Para sentir o poder subversivo do “por que”, a próxima vez que você se sentar para um bom jantar ou assistir a um filme, pergunte-se: “Por que estou fazendo isso?”. Sinta a ansiedade que a pergunta provoca! Essa é a mesma ansiedade que a maioria dos “porquês” pode provocar no outro e isso, definitivamente, não irá fazer os dois se aproximarem.

Uma alternativa é reformular o seu “por que” com perguntas como “o que” ou “como”. “Por que estou fazendo isso?” Torna-se “O que eu estou fazendo?” Sentiu a diferença? A primeira versão acusa; a segunda versão só quer entender.

2. “Você precisa…”

“Você” é uma palavra complicada no vocabulário de proximidade. Certamente, pode unir as pessoas (“Você é tão doce”), mas quando se desvia para dizer a sua mulher o que ela precisa fazer de diferente, ela pode definitivamente causar separação.

As frases chaves para prestar atenção são as que começam com: “Você precisa…” (“Você precisa ser mais assertiva”, “Você precisa ser mais organizada”). Estas frases têm o potencial de prejudicar a relação de proximidade, pois implicam que o sua parceira deve mudar de alguma forma específica com base em suas opiniões. Ao criar proximidade, é melhor não apresentar suas opiniões como mandatos. “Você precisa” tem um tom autoritário, de ordem e muitos podem se sentir mal com isso.

Alternativa: Tente se concentrar em sua própria experiência da situação. Por exemplo, “Você precisa ser mais assertiva” pode tornar-se, “Eu gostaria que nós tomássemos mais decisões em conjunto.” “Você precisa ser mais organizada” pode tornar-se, “Eu me pergunto se nós podemos organizar os armários juntos”. Compartilhando a sua perspectiva sobre uma situação favorece a proximidade e impede a formação de lacunas.

3. “Eu sinto muito se …”

Quase todo mundo tem dificuldade em admitir quando faz algo errado. Mas, como todos nós cometemos erros em nossas vidas, pedir desculpas é essencial para manter a proximidade nas relações durante um longo período de tempo. Um dos maiores erros que as pessoas cometem começa com um pedido de desculpas: “Eu sinto muito se …” (“Me desculpe se eu feri seus sentimentos”, “Sinto muito se você se sentia assim”).

Estas não são desculpas que funcionam bem na criação de proximidade, porque a proximidade é amparada por assumira responsabilidade quando você fez algo errado. Usando o “se” em seu pedido de desculpas é uma forma de não assumir a responsabilidade realmente, colocando-o de volta na outra pessoa. “Sinto muito se você se sentiu assim.”

Alternativa: Desculpar-se bem é sobre ter o compromisso de assumir alguma responsabilidade. “Me desculpe, eu …” e “Eu sinto muito por…” são infinitamente melhores do que “eu sinto muito se…” Um simples “Me desculpe, eu feri seus sentimentos” é o tipo de desculpas que aproxima as pessoas.

4. “Por que você não…”

Você sabe que esta frase é um problema porque começa com um “por que”! Mas merece o seu próprio lugar no Top 5 porque esta e as suas outras versões (“Você poderia apenas …” “Você deveria apenas …”) encerra a conversa quando sua parceira precisa dela, quando mais  ela está se esforçando.

Dar o seu conselho ou oferecer soluções para os problemas pode ser ótimo, quando ela pede por isso. Mas se ela simplesmente quer falar sobre um problema ou uma situação complicada, a última coisa que se quer ouvir é o que poderia ter feito para resolver algo que já passou. É aquela velha história de chorar pelo leite derramado.

Dizer que ela poderia ter feito x, y ou z não ajudará em nada e não é esse o suporte que se espera de um parceiro. Isso cria distância, porque, embora não tenha sido essa a intenção, você só invalidou sua experiência.

Alternativa: Quando o seu parceiro está triste com alguma coisa, a sua principal tarefa é estar presente e envolvido. Essa postura mostra simplicidade e cria uma proximidade. E quando ela está pront para fazer algo diferente, ofereça-se para ajudar e tenha ideias que motivem ao invés de dar um banho de realidade.

5. “Não agora.”

A maioria de nós leva uma vida agitada e nem sempre é possível parar o que está fazendo e ouvir a história do trabalho da sua esposa ou atender a ligação da sua mãe. No entanto, estar próximo daqueles que você quer estar perto de uma forma consistente é extremamente importante e a frase “não agora”, sem qualquer acompanhamento promove um sentimento de rejeição.

Alternativa: Se você estiver envolvido em alguma coisa no momento em que sua parceira quer conversar ou interromper de alguma forma, tente substituir o seu “não agora”, com um pedido de um determinado período de tempo. “Eu só preciso de 20 minutos pra terminar isso e então eu adoraria ouvir”, provoca uma sensação totalmente diferente de “não agora”.

Use essas dicas simples para começar a construir proximidade em seus relacionamentos de imediato! Pode levar algum tempo para os seus novos hábitos de linguagem tornarem-se um hábito, mas quando isso acontecer, você verá melhorias notáveis em todos os seus relacionamentos.

Você utiliza muito essas frases em seu relacionamento? Percebe que ela realmente pode estar fazendo mal a vocês? Comente abaixo.

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*